A investigação científica da origem das aves começou logo depois da publicação em 1859 de A Origem das Espécies de Charles Darwin, livro que descreveu sua teoria da evolução pela seleção natural.
Segundo a teoria da evolução as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos, logo após originando os peixes, seguido dos anfíbios, répteis, e por último as aves e mamíferos.
O registro fossilífero das aves é bastante incompleto, mas por muito tempo acreditava-se que que as aves eram um grupo de dinossauros terópodes que evoluíram na era mesozoica. O que acabou convencendo muita gente de que os dinossauros são a origem das aves modernas.
A descoberta progressiva de fósseis de dinossauros emplumados na província de Liaoning na China deu nova luz ao assunto tanto para especialistas quanto para o público em geral. No sentido filogênico, as aves são dinossauros.O fóssil de ave mais antigo foi descoberto no período jurássico superior
Apenas alguns cientistas ainda debatem a origem "dinossauriana" das aves, sugerindo descendência de outros tipos de répteis arcossauros. Até entre aqueles que apoiam a ancestralidade dinossauriana, a exata posição filogênica das primeiras aves dentro dos terópodes permanece controversa.
Origem do voo
Teoria da rede de inseto
Esta teoria alega que as penas se originaram em ancestrais bípedes, que corriam no chão e utilizam seus antebraços para coletar insetos. Esta teoria diz que as penas aumentavam a eficácia no esmagamento dos insetos, bem como impulsionavam o animal para frente, facilitando a coleta. Saltando no ar para coletar os insetos, a ave desenvolveu o voo ativo.
Teoria arborícola
Nesta teoria, acredita-se que os animais que deram origem às espécies de aves voadoras habitavam as árvores. O animal saltava de galho em galho, e não precisava ir até o chão para trocar de árvore. O ato de saltar, ou seja, abrir os membros no ar (paraquedismo), permitiu às penas reduzir o atrito do ar no corpo da ave durante a queda. O voo planado, então, deu origem ao voo ativo.
Teoria cursorial
A teoria cursorial diz que o ancestral das aves antes do voo era um animal terrestre, que corria rapidamente no solo. O animal desenvolveu hábitos de escalar em penhascos e rochas, desenvolvendo o planeio para retornar ao chão. O voo planado, nesta teoria, deu origem ao voo propriamente dito.
Gabriel Avilez n°09 2°D
ResponderExcluirCom este trabalho concluo que:
As aves são animais que descendem diretamente dos dinossauros, possuem osso ocos e esponjosos, estrutura física e óssea modificadas para voo, penas (que são uma modificação natural da pele) e um bico.
Além disso, existe seu processo embrionário, sua morfologia interna e externa etc...